É realmente cômodo ser menino. Ninguém o cobra por suas faltas, sempre existe alguém por perto, uma mão adulta que o levante, e que o leve para a cama quando adormece em frente ao televisor. O “sim” é mais freqüente do que o “não”.
sábado, 27 de fevereiro de 2010
APRENDENDO A CRESCER!
É realmente cômodo ser menino. Ninguém o cobra por suas faltas, sempre existe alguém por perto, uma mão adulta que o levante, e que o leve para a cama quando adormece em frente ao televisor. O “sim” é mais freqüente do que o “não”.
Deus quer mais dessa geração
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Perdido dentro da igreja
O texto de Lucas 15.25-32, fala sobre o irmão do filho pródigo. Ele aponta o terrível perigo de estar na casa do pai, dentro da igreja, obedecendo leis, cumprindo deveres, sem se enveredar pelos antros do pecado, e ainda assim, estar perdido. Podemos chegar a essa conclusão pelas seguintes razões:
1. Vive dentro da igreja, mas não é livre (v. 29) – Ele não vive como filho, mas como escravo. Faz as coisas certas com a motivação errada. Sua obediência não provém do coração, mas da obrigação. Ele nunca entendeu o que é ser filho. Nunca conheceu o amor do Pai. Muitos, também, estão na igreja por uma mera obrigação. Obedecem, mas não têm alegria. Estão na casa do Pai, mas vivem como escravos.
2. Vive dentro da igreja, mas está com o coração cheio de amargura (v. 29,30) – O filho mais velho irrita-se com a misericórdia do Pai. Ele não se alegra com a restauração do seu irmão caído. Para ele quem erra não tem chance de restauração nem deve ser objeto de perdão. Na religião dele não havia agenda para o amor. Mas a Palavra de Deus diz que quem não ama a seu irmão ainda permanece nas trevas. O ódio que ele sentia pelo irmão não era menos grave que o pecado de dissolução que outro cometera fora da igreja. O ressentimento que crepitava em seu coração o isolou do Pai e do irmão. Ele se recusou a entrar em casa para celebrar a volta do irmão arrependido, antes encolheu-se, magoado, revoltado, envenenado pela mágoa destruidora.
3. Vive dentro da igreja, na presença do Pai, mas anda como solitário (v. 31) – Ele anda sem alegria. Está na casa do Pai, mas não tem comunhão com ele. Muitos também, estão na igreja, mas não têm intimidade com Deus, não desfrutam da alegria da salvação, não experimentam as doces consolações do Espírito, vivem como órfãos, sozinhos, curtindo uma solidão dolorosa.
4. Vive dentro da igreja, mas não se sente dono do que é do Pai (v. 31) – Ele era rico, mas estava vivendo na miséria. Tinha toda a riqueza do Pai à sua disposição, mas vivia como escravo. Era filho, mas não banqueteava com os seus amigos. Assim, também, muitos vivem na igreja sem experimentar os banquetes do céu, servindo a Deus por obrigação, sem alegria no coração.
O mesmo Pai que saiu para abraçar o filho pródigo arrependido, sai para conciliar este filho revoltado. O arrependido, com o coração quebrantado, festejou a sua restauração; o outro, ficou do lado de fora, perdido, com o coração endurecido.
Rev. Hernandes Dias Lopes.
Religião ou Evagelho
Marcos 1:15
RELIGIÃO OU EVANGELHO?
Existem várias religiões, mas um só Evangelho. A religião é obra do homem; o Evangelho é dom de Deus. A religião é o que o homem faz para Deus; o Evangelho é Deus fazendo tudo pelo homem. A religião é o homem em busca de Deus; o Evangelho é Deus buscando o homem.
A religião consiste na tentativa humana de subir a escada de sua justiça própria; o Evangelho diz que Deus desceu ao mundo mediante a encarnação de Jesus Cristo para encontrar os pecadores, como eu e você, no mais baixo nível da escala.
A religião pretende manifestar a boa vontade do homem; o Evangelho é a boa nova do amor de Deus.
A religião reforma o exterior; o Evangelho transforma o interior.
A religião branqueia a superfície; o Evangelho produz o novo nascimento, a verdadeira vida. O “evangelho… é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1:16).
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Um memorial eterno para a nossa geração
Antes de mais nada, você sabe o que é um memorial, não sabe? Não é necessário muito esforço para entender o significado dessa expressão, uma vez que ela, em si, já diz tudo.
Memorial é uma referência à memória, à lembrança. Assim, um memorial é algo construído para nos fazer lembrar de alguém ou de alguma coisa. Algo que jamais deve ser esquecido.
Um memorial é uma espécie de símbolo ou registro de alguém ou de algum acontecimento importante. De modo que, se olharmos para um, logo nos recordaremos de algo ou seremos remetidos a um passado não tão distante. Podemos citar como memorial as estátuas e os monumentos por exemplo.
Em Josué há um texto que faz menção a um memorial. Assim está escrito em Josué capítulo 22, verso 10: “Vindo eles para os limites pegados ao Jordão, na terra de Canaã, ali os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés edificaram um altar junto ao Jordão, altar grande e vistoso”
As duas tribos e meia de Israel receberam por herança uma terra, que era distante do restante das tribos. Essa terra era uma herança dada pelo próprio Senhor(veja versos 11 a 9 do cap. 22). Em resposta a essa dádiva recebida, essas duas tribos e meia de Israel decidiram então construir um memorial. Um memorial para as próximas gerações que viriam – algo a ser lembrado e seguido.
Não dá para negar que as dádivas e as bênçãos que temos recebido hoje do Senhor são inúmeras, muitas. Fica difícil até - para não dizer impossível – construir um memorial para cada uma dessas dádivas ou bênçãos.
Mas um fato também é inegável: somos uma geração sem memória. E uma geração sem memória é uma geração sem História. Nos dispersamos com muita facilidade. “Esquecemos com muita facilidade daquilo que precisa ser lembrado e nos lembramos com maior facilidade ainda daquilo que precisa ser esquecido”. O mundanismo, o ativismo ou até mesmo os próprios retiros religiosos tentam desviar nossa atenção do verdadeiro Jesus ressurreto e da realidade de Seu Reino e da Sua iminente volta.
Somos o registro - o memorial - vivo de Jesus (veja II Cor. 3: 3-8, 17, 18).
O mundo olha para nós como algo a ser lembrado. (veja Hb. 12:1,2). É necessário prosseguir para o alvo.
Que marquemos então nossa geração. E sejamos um memorial.
Nívea Soares
CRISE EXISTENCIAL
Em Gn 3.15, Deus faz uma afirmação, da qual, nem sempre, nos damos conta: de que a inimizade da serpente seria para com a mulher.
A serpente configurava Satanás e a mulher configurava a Igreja, que traria Cristo ao mundo.
Mas, para além das configurações, que falam do enfrentamento da Igreja do Antigo e do Novo Testamento para trazer o Cristo, primeira e segunda vez; nesse texto, Deus reinventa a maternidade. O que era, apenas, a forma como nos multiplicaríamos, passou a ser a única esperança da humanidade. Duma gravidez especial viria o salvador. Toda a esperança da humanidade repousava no útero de uma mulher.
Mas a mulher pagaria um alto preço, teria como seu inimigo o anjo rebelde.
Os homens entrariam nessa briga por serem descendentes da mulher. Mas, a briga principal era com ela, para impedir a vinda do ungido.
Talvez, isso explique porque a vida da mulher tem sido um inferno em todas as culturas. Os homens, que deveriam ser aliados das mulheres, protegendo-as dos ataques do maligno, mudaram de lado e colaboraram com essa caçada por tempos perdidos na memória.
De todas as manifestações dessa tentativa de destruir a mulher, fazê-la prostituta, talvez, seja a pior. E, às vezes, se faz isso dentro do casamento, porque prostituição é mais do que troca de sexo por dinheiro, é o aviltamento da mulher – há culturas onde isso está institucionalizado por meio do harem - em outras pela poligamia – noutras pela permissão velada a profusão de amantes ou aventuras. E, também, se faz isso quando a mulher é convencida que sem sexo não há relacionamento possível.
Em qualquer tipo de prostituição a mulher não conta como ser humano, apenas como fonte de satisfação masculina: quanto mais serviçal, melhor! Ela não existe mais! O que existe é o macho em sua volúpia querendo satisfação plena e sem questionamento. E a única razão da existência da fêmea se sustenta em sua capacidade de dar prazer ao macho. Ela não vale pro si, vale por ele.
A gente não combate a prostituição como pecado moral, combate-a como crime existencial, porque a alma da mulher é devorada e o que resta é a sua capacidade de satisfazer a uns e enriquecer a outros: homens que a usam e exploram a seu bel prazer.
Os Céus revoltam-se, a prostituição amesquinha a mulher e insulta a Deus, que, com a mulher, fez um pacto especial, fazendo dela a portadora da esperança da humanidade, não só por trazer o Cristo, mas por ser, na maternidade que carrega no coração, a certeza de que Deus continua investindo na humanidade.
Pr. Ariovaldo Ramos
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Apaixone-se pelo ser Humano
Quando se fala em relacionamento hoje, qual é o modelo de pessoa que vem em sua mente?
Pois é exatamente por isso que os relacionamentos nessa sociedade contemporânea são artificiais e passageiros, por que você quer moldar as pessoas ao modelo onde ser humano que você sonha ou sonhou, DEUS quando te criou mandou que você dominasse sobre tudo que há na terra menos o ser humano (Gen. 2:26) , o outro ele fez para está ao lado,amar e respeitar. Nem o próprio DEUS tentou dominar o ser humano ele concedeu a Adão e Eva o livre arbítrio, porém com conseqüências pelos seus atos ( Gen. 3.1)
Quando homem olha para uma mulher hoje muitos olhas superficialmente com malicias,ânsias,desejos e vêem um corpo perfeito algo a ser consumido, no entanto com as mulheres não é diferente quando olham para o homem hoje olham um corpo bem definido,perfeito como algo a ser usado e descartado, todavia os que vão alem e se casam tal ato para ser abençoado por DEUS ( Efésios 5.31) não acontece pois descobrem que não casaram com um ser humano sonhado mas com alguém a ser usado e que facilmente poderá ser jogado fora, pois o desejo que não passara de sexual acaba e com ele desmorona o casamento que nunca chegou a ser um lar deturpando assim a palavra de DEUS que diz que o casamento num é feito de dois corpos mais apenas um; de modo que vocês podem está casados a vários anos mas uma união que num passa de um papel, por que ele nunca existiu em verdade pois nunca foram um, vocês podem até estar juntos geograficamente mas a quilômetros de distância emocionalmente. Compartilham a mesma casa, mas nunca tiveram um lar, trocam caricias, mas nunca carinho, falaram, mas nunca dialogaram fizeram sexo, mas nunca se amaram, dividiram problemas, segredos e contas jogando a culpa um no outro mas nunca compartilharam como se fossem um.
Sinceramente o plano de DEUS quando nos fez era que nos apaixonasse a cada dia pelo ser humano, que olhássemos para tal como alguém a ser amado não a ser usado, DEUS nos fez de barro, mas não fez objetos que não tem vida, somos templo do Espírito Santo dele, imagem e semelhança do altíssimo.
Quer que seu relacionamento seja abençoado por DEUS apaixone-se pelo ser humano e todas as outras coisas virão juntas, por que tudo que você fora hoje um dia já não existirá pois é superficial mas o ser humano que essa pessoa é dentro esse permanece.
APAIXONE-SE PELO SER HUMANO E QUE DEUS ABENÇOE!
BY: George Souza
Cristao 24 Horas
Essa frase é de Mahatma Gandhi, uma grande pessoa que mudou muitas coisas por onde passou. Suas frases eram incríveis, principalmente verdadeiras, falavam verdade, como por exemplo, essa que citei.
Creio que poucas pessoas, ou melhor, creio que poucos “cristãos” já pararam pra pensar que em muitas atitudes nossas, fazemos as pessoas se afastarem de Deus muito facilmente, pelas nossas atitudes, pelo que falamos às vezes, pelo que fazemos ou até mesmo deixamos de fazer… E muitas coisas falamos em nome de Deus, e isso é muito sério. Quando falo “falamos, fazemos, deixamos” não digo necessariamente eu e você, mas os cristãos em geral.
Vejo muitos pastores, líderes, falando muitas besteiras, e o pior é que falam em nome de Deus, vejo muitos pastores roubando, muitos “irmãos” criticando, zoando.
Em vez de todas essas pessoas fazerem o que realmente tinha que ser feito que é falar do amor de Deus a todos, amar o próximo, honrar pai e mãe, entre outras atitudes, não; Elas preferem falar que Deus não abençoa quem anda a pé, preferem mostrar muitos milagres que às vezes nem verdade é, simplesmente pra ter sua própria glória, preferem fechar as portas da sua igreja, ou melhor da igreja de Cristo pra muitas pessoas que precisam, como homossexuais, drogados, cantores de músicas seculares, dançarinos também, ou até mesmo um simples gótico, só pelo fato de não aceitar a tribo, como muitas outras tribos também.
A gente não para pra pensar, mas quando fazemos isso, estamos deixando, ou melhor, não deixando as pessoas chegarem ao Pai através de Jesus, eu mesma se não conhecesse o evangelho, não iria querer ser uma cristã, devido às atitudes dos “cristãos”, mas graças a Deus cresci numa família evangélica. Mas aquelas pessoas que não cresceram? Como ficam? Ficam com a gente! A gente tem que resgatar essas pessoas do mundo… Temos que pregar o evangelho como ele tem que SER pregado, da maneira certa que agrade a Deus, não da maneira errada que nos agrade.
Quando os cristãos falam essas besteiras, só pensam em ter sua glória, igreja cheia, ser bem reconhecido pelos melhores pregadores do mundo, enfim… Fazem tudo para eles, mas e Deus? Onde fica? Temos que falar aquilo que Deus quer que a gente fale, aquilo que as pessoas realmente precisam e ouvir e o principal fazer isso pra HONRA E GLÓRIA DO NOSSO DEUS!
Em muitas orações nossas pedimos a Deus que todos os joelhos se prostrem diante dele, mas nem todos os “joelhos” conhecem o nosso Deus, e o que você tem feito pra eles conhecerem? Pois é… Está na hora da gente fazer alguma coisa, as pessoas estão morrendo sem conhecer Deus, o mundo está ficando cada vez pior, as florestas estão morrendo, os animais, entre muitas outras coisas ruins, e a gente tem que começar a mudar, porque cristão não é só ir pra igreja, adorar, louvar, entre outros, mas é também ser humano fora da igreja, falar a língua de todos, ajudar, fazer a diferença…
Thais Barreto
Em Fé
C
“Quando Jesus voltou, a multidão o recebeu; porque todos o estavam esperando. E eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga; e prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que fosse a sua casa; porque tinha uma filha única, de cerca de doze anos, que estava à morte. Enquanto, pois, ele ia, apertavam-no as multidões. E certa mulher, que tinha uma hemorragia havia doze anos [e gastara com os médicos todos os seus haveres] e por ninguém pudera ser curada, chegando-se por detrás, tocou-lhe a orla do manto, e imediatamente cessou a sua hemorragia. Perguntou Jesus: Quem é que me tocou? Como todos negassem, disse-lhe Pedro: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem.
Mas disse Jesus: Alguém me tocou; pois percebi que de mim saiu poder. Então, vendo a mulher que não passara despercebida, aproximou-se tremendo e, prostrando-se diante dele, declarou-lhe perante todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como fora imediatamente curada. Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz. Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga dizendo: A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: Não temas: crê somente, e será salva. Tendo chegado à casa, a ninguém deixou entrar com ele, senão a Pedro, João, Tiago, e o pai e a mãe da menina. E todos choravam e pranteavam; ele, porém, disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme. E riam-se dele, sabendo que ela estava morta. Então ele, tomando-lhe a mão, exclamou: Menina, levanta-te. E o seu espírito voltou, e ela se levantou imediatamente; e Jesus mandou que lhe desse de comer. E seus pais ficaram maravilhados; e ele mandou-lhes que a ninguém contassem o que havia sucedido”.
Jairo venceu o orgulho e foi até Jesus. A Bíblia nos diz que ele era um “príncipe da sinagoga”, alguém influente e importante. No entanto ele se humilhou diante de Jesus reconhecendo Sua infinita superioridade e poder diante dele mesmo (Jairo), diante de todas as autoridades eclesiásticas e políticas de sua época, e diante do problema que ele estava enfrentando com relação a sua filha. Jairo reconheceu que Jesus era maior que tudo isso, inclusive, maior que a incredulidade daqueles que foram os “profetas da desgraça”, os que foram levar a notícia da morte de sua filha e dizer que “não incomodasse mais o mestre”. Jesus era maior que tudo isso. Jairo recorreu à pessoa certa. Ninguém mais tinha poder e autoridade como Jesus tinha.
A mulher hemorrágica venceu a si mesma e também foi até Jesus. Ela própria havia sido vencida pela falta de resultados que obteve com os médicos. Perdeu todos os seus recursos financeiros com eles, sem obter a cura de que tanto necessitava. Por 12 anos foi considerada como imunda pela comunidade judaica, sem poder se aproximar das pessoas. Isolada por ser imunda. Foi assim que ela viveu nesses 12 anos. Sem dignidade. Mas ela venceu tudo isso e foi até Jesus, pois reconheceu que Jesus era maior que a vergonha e o embaraço que ela sentia perto das pessoas. Ela venceu seu complexo de inferioridade e foi ao encontro de Jesus. Venceu a si mesma, venceu a multidão e venceu o medo de ser rejeitada por Jesus. Ela creu Nele! Creu que Ele era maior que seus complexos, que seu medo e enfermidade, e até mesmo maior que sua “imundícia”. E era verdade, o amor e a graça de Jesus supriram aquilo de que ela necessitava!
Jesus é a fonte, Ele é a luz do mundo e quem O segue jamais será cegado pelas trevas da incerteza, do medo, das opiniões e estatísticas pessimistas que nos rodeiam, da vaidade e glória humanas. Quem segue a Jesus, quem crê nele, vai caminhando além das circunstâncias. Crer em Jesus é viver com os olhos e a vida firmados sobre a realidade imutável de que o nosso Deus é soberano e poderoso sobre todas as coisas, pessoas, governos, enfermidades e sofrimentos. Ele é soberano sobre Satanás e seus demônios e até sobre a morte e o inferno! Jesus é sobre todas as coisas e todas as coisas subsistem por Ele(Colossenses: 1:17)! Ele precisa ser nosso alvo maior, nossa realização, nosso anseio!
O próprio Jesus esvaziou-se de Sua glória, venceu a desonra, o medo, a traição, a infidelidade, a miséria humana, suportou a cruz e venceu a própria morte, para nos alcançar. Somos o Seu alvo. Alvo do Seu amor infinito! Ele venceu o mundo para que fôssemos alcançados por Ele. Jesus rompeu todas as barreiras, rasgou o véu, pra que tivéssemos livre acesso a Ele.
Ter fé em Jesus é confiar em Sua Supremacia, em Seu poder e soberania diante de tudo. Ter fé em Jesus é se alegrar além das circunstâncias, sabendo que somos dEle na vida ou na morte. Não significa ser um super-herói hipócrita e legalista, negando o sofrimento humano. É importante lembrar, que nem tudo termina do jeito que queremos que termine. Mas seja qual for o final, Jesus prometeu que sempre estaria conosco, nos bons e nos maus momentos. E a companhia dEle é a melhor, mais poderosa, esperançosa, maravilhosa e linda que alguém pode ter. O grandioso Criador do universo está bem pertinho daqueles que crêem nele e que o buscam e esperam nEle! Aleluia!
Onde temos firmado nossa fé? Em nós mesmos? Nossa justiça própria não é suficiente para nos manter de pé. Nossos títulos e ministérios não são firmes o suficiente para segurar nossas vidas. A aceitação e aprovação das pessoas não é suficiente para trazer a cura de que necessitamos. Jesus é a Rocha que permanece firme de geração em geração. Precisamos vencer este mundo, os problemas, nós mesmos, e correr para Ele. A vitória que vence o mundo é a nossa fé. Ainda que, como Pedro, pareça desmaiar às vezes diante das ondas e dos ventos, temos a segurança de que, se estivermos perto de Jesus, Ele torna a nos levantar. Crer em Jesus não é ser uma “figura de perfeição”, é saber que quando andamos com Ele, Ele mesmo nos torna santos.
Ajuda-nos Senhor! Ajuda-nos a colocar nossa fé somente em Ti! Dá-nos uma visão nítida da Tua glória e grandeza, de forma que tudo mais seja passageiro para nós, atrai-nos a Ti Senhor! Atrai Tua igreja de volta para Ti Jesus. Só Tu és a fonte, amado Jesus! Sê adorado através da vida de cada um que lê este blog, sê exaltado Senhor! Traga cura, graça, restauração para os que se sentem desanimados pelas circunstâncias, por causa de si mesmos, por aquilo em que têm sido vencidos. Traga graça Senhor. Que Tua palavra de poder venha contra toda opressão do inferno na vida dos meus irmãos. E que o sustento da Tua mão se faça presente, levantando a cada um que está abatido! Cremos em Ti Senhor Jesus! Cremos que tu és o mesmo para sempre e depositamos nossa fé somente em Ti! Te amamos Senhor e oramos em nome de Jesus! Amém.
Que o Senhor Jesus abençoe e sustente a todos!